Pular para o conteúdo principal

Dica de documentário para Engenheiros – Dream Big: Engineering Our World

Tipos de pontes

Qual é a melhor ponte?


Antes de projetar e construir uma ponte, os engenheiros devem considerar muitas coisas incluindo a sua finalidade, a distância sob o qual o vão se estenderá e os tipos de materiais disponíveis.

Há cinco tipos básicos de pontes:

Ponte em viga
Uma ponte em viga é o tipo mais simples e mais velho de ponte. É feita de uma viga horizontal suportada por colunas de apoio verticais. O peso sobre a viga empurra diretamente para baixo nas colunas ou pilares. A própria viga deve ser forte suficiente para suportar seu próprio peso e o peso adicionado do tráfego de pessoas e meios de transportes.

Quanto maior o vão livre, mais fraca a viga se torna. É por isso que uma única ponte de viga raramente abrange mais de 76 metros. Para criar uma ponte mais longa, várias pontes de viga são ligadas, criando uma ponte contínua.

Ponte de treliças
Uma ponte de treliça ou treliçada é mais forte que uma simples ponte em viga. É feita de uma série de barras de aço retas que formam triângulos ou outras formas estáveis e rígidas. As treliças criam uma estrutura forte que distribui o peso de um único ponto sobre uma área mais larga. As treliças podem ser usadas acima ou abaixo da plataforma proporcionando uma variedade de obras-primas geométricas.

Ponte em arco
Os gregos antigos e romanos inventaram pontes arco há mais de 2000 anos atrás, e alguns exemplos de seus projetos robustos sobrevivem até hoje. Em vez de empurrar em linha reta para baixo, o peso de uma ponte em arco é levado para fora ao longo da curva do arco. Como o arco tenta se espalhar para fora, colunas verticais empurram para dentro do arco em cada extremidade. Uma ponte em arco pode estender-se até 244 metros.

Ponte suspensa
A estrada de uma ponte suspensa é sustentada ganchos verticais que são unidos a dois cabos de aço maciços. Esses cabos se estendem sobre duas torres e são fixados em blocos de concreto sólido, em ambas as extremidades da ponte. Quando o peso dos veículos empurra para baixo na estrada, os cabos e os ganchos sustentam a estrutura transferindo o peso às torres, que suportam a maior parte do peso da ponte.

Pontes suspensas podem abranger de 600 a 2000 metros, muito mais do que qualquer outro tipo de ponte. A maioria tem um sistema de treliças na estrada para conter os esforços de flexão e torção.

Ponte estaiada
As pontes estaiadas ou sustentada por cabos são o tipo mais novo de ponte. Como pontes suspensas, elas sustentam a estrada por meio de cabos de aço maciço, mas de uma maneira diferente. Os cabos são conectados diretamente à plataforma, e funcionam da estrada até a torre de sustentação, tomando uma forma de “A”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Barragem

Cada barragem é única, para cada represa os engenheiros analisam quais materiais e geometria serão usados, de acordo com o local onde será construída, considerando sempre a finalidade da mesma. Existem quatro tipos principais de barragens: Barragem em Arco As barragens em arco são ideais para locais rochosos estreitos. São curvadas, a forma natural do arco prende para trás a água no reservatório. As barragens em arco são finas e requerem menos material do que qualquer outro tipo de represa. O arco é comprimido pela força exercida pelo peso da água. O peso da represa igualmente empurra a estrutura para baixo e nas laterais (nas ombreiras). Barragem de Contrafortes As barragens de contrafortes podem ser planas ou curvas. Uma série de suportes ou apoios sustentam a represa no lado da jusante. Quando a água empurra contra a barragem, os contrafortes empurram para trás e impedem a represa de cair. O peso da barragem em si também empurra para baixo, o que também aj...

Telhado Verde

Antes era visto como um telhado do futuro, hoje já está presente em diversas residências e prédios nas grandes cidades, principalmente na Europa, contribuindo para o conforto térmico e fazendo parte da área de lazer. Em média uma residência com telhado verde, tem a sua temperatura cerca de 5°C a menos que um telhado convencional. A umidade proporcionada pode ser de até 15%. Cada projeto adquire características diferentes a depender da finalidade do telhado, se vai ser somente para cobrir a residência ou se será também uma área de lazer, medidas da área de drenagem e volume de terra sempre variam, assim como a necessidade de impermeabilização. É importante sempre fazer vistorias, para checar possíveis problemas que venham a surgir com o tempo. É um telhado sujeito a mudanças de peso, devido ao acúmulo de água, por isso o engenheiro não deve esquecer-se de incluir as variações de tensão e o peso do mesmo durante a concepção do projeto estrutural.